Quatro Pessoas são Presas em Hong Kong por Postagens nas Redes Sociais

por angelica ca
A polícia de Hong Kong prendeu quatro pessoas na quarta-feira (29/07), a mais nova, com apenas 16 anos, sob a nova lei de segurança nacional, por suspeitas de incitar a secessão por meio de publicações nas redes sociais.

Em uma entrevista coletiva, um porta-voz da polícia disse que os três homens e uma mulher, de 16 a 21 anos, foram detidos por suspeitas de estarem envolvidos em um grupo on-line com objetivo de lutar pela independência de Hong Kong.

A lei de segurança nacional criminaliza atos de “separatismo, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras ou externas”, com delitos puníveis com pena mínima de três anos e máximo de prisão perpétua. A lei também estabelece jurisdição sobre supostas infrações cometidas fora de Hong Kong.

De acordo com a lei, as autoridades também podem obrigar os presos a responder a perguntas, mesmo que as informações em questão possam ser autoincriminatórias. Isso essencialmente remove o direito de uma pessoa ao silêncio, um componente essencial da presunção de inocência e julgamento justo. Com informações de Al Jazeera e Amnestsy Org

Deixe seu comentário