Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Decide Abolir Menção a Era Cristã no Material Didático

por paulo eneas
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo decidiu abolir a menção a Era Cristã em seus materiais didáticos. As denominações A.C. (antes de Cristo) e D.C. (depois de Cristo) que aparecem em livros de história passam agora a ser substituídas por a.E.C. e por E.C. indicando, respectivamente, antes da Era Comum e Era Comum.

O argumento apresentado é que denominação original refere-se ao ano de nascimento de Jesus Cristo, e como nem todas as pessoas são cristãs, a denominação deve ser substituída por uma neutra.

Esse argumento estúpido reflete um tipo de secularização presente nos estudos de história que ignora o fato de o ano do nascimento de Jesus Cristo ter sido um fato de relevância para toda a humanidade, o que ficou evidenciado pelo largo uso da denominações antes de Cristo e depois de Cristo ao longo de séculos.

O uso destas denominações indica, portanto, não um exercício e apologia religiosa, mas o reconhecimento da relevância de um fato histórico. A decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de fazer esta mudança reflete assim muito mais uma opção ideológica do que rigor científico historiográfico.

141 COMENTÁRIOS

  1. Será que ele vai mudar o nome do Estado de São Paulo também? Afinal Paulo foi um apóstolo de Cristo. Ridícula essa ação da secretaria da Educação de São Paulo. E Era é cristão e ponto final. O nascimento de Cristo é o marco da história. Isso não é religiosidade…. Eles querem negar a existência de Deus e o FATO de Jesus ter nascido neste mundo…. e ficam perdendo tempo com essa palhaçada de querer mudar a denominação “a.C” e “d.C”……isso sim é ativismo religioso.

  2. Blz, mas oque marcaria o início da “Era Comum” mesmo? Não seria exatamente o nascimento de Jesus, o Cristo??? Então, nada muda!! Ignorância é pensar que se mudar uma sigla os fatos mudarão!! Ignorância é não saber que esta proposta já está profetizada na Bíblia!!! Ignorância é um mero mortal achar-se superior ao Deus sempterno!!!

  3. Caro jornalista, o Estado é laico, e não Ateu, logo toda manifestação religiosa é permitida. Usar a.C/d.C não faz ninguém virar cristão, muito menos ofende, assim como eu dizer que nasci no mês de Junho, não me faz uma seguidora da deusa Juno, mesmo sendo praticamente inexistente os seguidores de tal no nosso país.

  4. Pura falta do que fazer. Deveria se preocupar com a qualidade do ensino. Nos últimos sete anos as universidades brasileiras, que formam profissionais, não aparecem nem entre as 200 universidades avaliadas em qualidade no mundo. Resultados do Pisa uma vergonha e os seres ficam tornando a roda um triângulo pra ficar mais eficiente, talvez.

  5. SE AQUI FOSSE UM PAÍS ANTI-CRISTÃO, COMO A CHINA QUE O DÓRIA ADMIRA, SÉRIA NATURAL NÃO SEGUIR A DENOMINAÇÃO AC E DC. NO ENTANTO, SOMOS UM PAÍS PREDOMINANTEMENTE DE CRISTÃO.
    SERÁ QUE ESSA SECRETÁRIA NÃO ESTÁ OBEDECENDO O COMANDANTE DO ESTADO QUE, ALTO SE DECLARA ADMIRADOR DO REGIME CHINÊS. DEVEMOS LEMBRAR QUE ESSE TIPO DE PENSAMENTO, ESSA DOUTRINAÇÃO, COMEÇA SEMPRE NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE COM AS NOSSAS CRIANÇAS.
    SÓ VALE LEMBRAR QUE CRISTO NÃO FOI E NEM SERÁ.CRISTO É; INDEPENDENTE DE MINHA OU DA SUA CRENÇA.

  6. Desculpem a minha ignorância. Muitos dos comentários eu nem entendi. Pra resumir eu sou contra a atitude da SEESP e vou usar “a.e.c” (antes da era comum) como antes da era cristã e “e.c” (era comum) como era cristã. Pronto, tudo resolvido. kk

  7. Gustavo, não se pode comparar religiões! Primeiro porque etimologicamente a palavra religião vem do latim Religare que significa religar, ligar o que está desligado. Segundo porque as religiões todas têm seus representantes, mas o cristianismo é a única religião que afirma que Deus se fez homem, se encarnou. Portanto, é em Cristo Jesus que essa união, essa religação, que o pecado em Adão ocasionou para todos, se realiza. Então Jesus não é um grande personagem da história, ele é o fundamento da história. Ele se tornou referência. Por isso a nomenclatura a. C. e d. C. é própria para alguém com Sua Dignidade. Precisamente pelo fato de que desde o princípio ele estava subentendido. No Abel que “ofereceu a Deus as primícias de suas ovelhas” , o filho do primeiro homem (Adão), representante do segundo Adão (Jesus Cristo) o Verdadeiro (Adão) Homem, o Homem Novo, criado à imagem de Deus. Entendeu!? Jesus Cristo não pode ser colocado no mesmo nível que os outros religiosos porque Ele é Deus que se fez carne. Independente da nossa fé. Ele é Deus não porque eu acredito, mas eu acredito por que ele é Deus. É independente! É livre!

  8. É cômico e irônica a explicação do “aEc/Ec” utilizando-se a referência Antes ou Depois de Cristo. Estão tentando inventar a roda quadrada. Com viés ideológico, embora justifiquem o contrário!

  9. Será que ninguém perebe que isso é uma forma de fazer as pessoas ficarem discutindo sobre religião ao invés de atentar para o real motivo? Cristo não é uma figura cristã! Cristo é um FATO histórico! Meros mortais com menos de 100 anos de existencia querem mudar o que é mundialmente conhecido a milenios……ora me poupe, nos poupem e começem a melhorar a qualidade de ensino que é trabalho da secretaria de educação.

  10. Querido, o país ê cristão e pronto! Cristo existiu e é à partir Dele q td se iniciou. Se coverta meu amor, enquanto há tempo. Se nao ê pelo amor, sera pela dor

  11. O laicimo está virando religião. Agora é tudo em nome deste. E este laicismo atual é esquerdista , para tomar o poder através da destruição de todos os verdadeiros valores em que fomos ou éramos educados.

  12. A informação dessa “curiosidade” se deu devido a um reparo do tempo, pois nao existia o ano bissexto, por isso a cada ano existia uma sobra minúscula, mas que em 100 anos representava alguns dias. Por isso hoje temos o ano bissexto para corrigir exatamente essa lacuna, representada pelas voltas da Lua na terra.

  13. Estão definindo o País desrespeitando sua maioria de tradição judaico cristão, fazem isso em tudo, acho abominável, julgam a maioria pelas minorias.

  14. Vou postar um rodapé que escrevi num artigo explicando isso:

    e.c. – era comum (também a.e.c. – antes da era comum). Se evita entre historiadores ultimamente a nomenclatura a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo), pois o calendário gregoriano que foi criado em 1582 pelo astrônomo e filósofo Luigi Giglio a mando do Papa Gregório XIII para corrigir o calendário juliano implementado por Júlio Cesar contém imprecisão. Se seguirmos a cronologia óbvia das datas, considerando o nascimento de Jesus no ano 1, ele teria nascido sob o governo do Imperador Augusto César (27 a.e.c. à 14 e.c.), porém, os evangelhos de Mateus e Lucas afirmam que ele nasceu sob o governo de Herodes o Grande (73 a.e.c. à 4 a.e.c.), ou seja, segundo a própria Bíblia, se Herodes morreu no ano 4 a.e.c., o mais provável é que Jesus tenha nascido entre 7 ou 6 a.e.c., (isso mesmo, Jesus nasceu antes de Cristo). Esse é um motivo de se evitar as nomenclaturas antigas. Uma curiosidade: Em 4 de outubro
    de 1582 o calendário passou para 15 de outubro automaticamente!

  15. Laicidade questionável é piada, né? Achas que só existe a tua crença nesse país gigantesco?
    É por pensamentos como o teu que o mundo chegou nesse estado lastimável!!!

  16. Ė assim mesmo, os ignorantes de apresentam com a ignorância que interpretam a história. Porém com essa atitude de mudarem o que ė significativo pelo que não ė significante, faz parte de uma secretária que não tem uma história de multiplicação de valores. Infelizmente é isso que os ignorantes continuarão realizando, sem entenderem que tudo cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e os que amam a Deus jamais serão vencidos por tamanha insensatez e pura ignorância da história Cristã no mundo.

  17. É… a nota oficial, de fato desmente essas afirmações feitas aqui, no entanto, sabendo como são nossos políticos, não me surpreenderia se eles a fizessem, única e exclusivamente porque a situação se tornou pública… enfim, é no mínimo estranho a fala da professora no vídeo (que aparenta falar com bastante convicção). Mas é somente mais um comentário.

  18. Entendo seu argumento de que as pessoas citadas não são obrigadas a se referir com antes e depois de Cristo. No entanto, nosso calendário (brasileiro) é baseado nesse fato, ou seja, antes de Cristo o tempo era contado de uma forma, e depois de Cristo, passou a ser contado como o conhecemos. Vale ressaltar que, Jesus Cristo, mais do que uma figura religiosa, é também, uma figura histórica, que transcende religiões ou a falta delas. E a laicidade do Estado, bom… é questionavél. Mas assim como a sua, isso é apenas uma opinião.

  19. Poxa, o nosso pais tem raízes no cristianismo e inclusive um dos nossos maiores símbolos e o Cristo redentor, tanta coisa pra mudar na educação e mudam isso… na nota oficial esclareceram que e fake news, tomara que seja mesmo mas nem sei mais em quem confiar

  20. Assim conhecemos a árvore, por seus frutos. O governador tem demonstrado que ele não está interessado em melhorar a educação e sim fazer tudo ao seu bel prazer. Ele quer atingir os filhos porque sabe que os pais já abriram os olhos.

  21. O Estado é LAICO. e por isso mesmo não cabem símbolos religiosos em repartições públicas. Certa a menção à Era Comum. Budistas, judeus, muçulmanos, religiosos de matriz africanas, ateus não são obrigados a se referir a antes e depois de Cristo.

  22. Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem, igualmente, se envergonhará dele, quando voltar em sua glória e sob as honrarias do Pai e dos santos anjos.
    LUCAS: C.9 V.26

    Doria estaria garantindo a vergonha eterna para ele, mediante o Livro Do Deus criador?
    DEUS É BOM…MAS COMO DIZ SALOMÃO… “O HOMEM SE METEU EM MUITAS ASTÚCIAS”…

  23. Esta suposta abolição do Anno Domini (e de todas as referências à Fé Católica) é muito provável se levarmos em conta as recentes tentativas de se retirar das repartições públicas o crucifixo. É uma disputa que os laicistas maçons do Brasil não abriram mão, apenas postergaram, devido às pressões dos cristãos, que são a maioria nesse país e como tais devem ser respeitados.

    Ademais, não adianta, por exemplo, os servos do Anticristo (1 Jo 2,22/ 2 Jo 1,7), que fazem guerra ao Natal e às festas cristãs, amaldiçoarem o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, para que o seu Santo nome seja esquecido (Yimakh Shemo, Damnatio Memoriae). Ele não só deixou uma marca indelével na História, como Ele próprio é o Verbo (Jo 1,1) eterno e que se fez carne (Jo 1,14). O seu reino não terá fim (Dn 7,14/ Lc 1,33). O céu e a terra passarão, mas as Suas palavras não passarão (Mt 24,35). Ele deixou a Sua Igreja indestrutível (Mt 16,18).

  24. Seu ignorante ,Cristo é sim um marco decisório na história ocidental e ignorar a história é estupidez, pois nada tem a ver com laicidade. Você não precisa crer em Jesus pra reconhecer a existência dele eu o quanto marcou a história.

  25. Quiridinho olha no seu corpo , está todo marcado ( tatuado )? És tu o gado da cultura marxista e cavalo de satã !
    PSDB, vem do PMDB , que era o MDB a esquerda do período bipartidário . Deu pra perceber que o Dória é um esquerdopáta !
    E continue ouvindo o Raul Queixas ,pipilo te essa trombóze vacilante …………

  26. Quanta histeria! Não sei se a notícia discutida aqui é verdadeira, sei que tem gente reclamando que votou “BolsoDória” e se sentiu enganado. É claro que era uma mentira! Dória, poucos meses antes das eleições, tinha detonado o Bolsonaro, mas o gado estava cego e sequer pesquisou sobre o assunto.
    Se Dória enganou vocês, imagina o tal do “anticristo” que vocês tanto pensam…
    No mais, ouçam um louvor da Flordelis.

  27. Esse Governador de São Paulo, é louco, uma pessoa sem alma sem espírito.
    De todo o mal que ele já fez para humanidade, de todos os pecados que Deus condena.
    Ele acha que ele está acima de Deus.
    Ele acha pq tem dinheiro, riqueza que não foi com suor do próprio rosto, ele se acha o dono mundo.
    Por ser dono do mundo, ele pode fazer o bem entende e o que bem quiser, para satisfazer seu próprio ego e pisar nas pessoas.
    Esse cara é louco, o inferno está preparado para ele, os capetas com seus garfos e o caldeirão em chamas aquecendo cada vez mas para recebe_lo.
    Afundou a Prefeitura de São Paulo, junto com seus anjos do mal. Não contente com isso, na grande ganância afundou o Estado de São Paulo, tirou da humanidade o pão de cada dia através do fechamento das empresas, tirou vidas de pessoas que poderiam ser salvas, se tivesse ouvido nosso Presidente, superfaturou os hospitais e aparelhos, mas verdade Está aparecendo e será feita a justiça na terra e nos céus.
    Com tantas coisas para fazer a bem do povo, mas o povo que se ferre. Resolve mudar a filosofia da era de Jesus Cristo, abalando as pessoas que conhecem a linguagem em toda a terra.
    Conhecemos o significado, antes de Cristo e depois de Cristo essa e a verdade.
    Agora mudar, dificultando o que conhecemos.
    Não se mude o que conhecemos sobre Jesus Cristo filho de Deus altíssimo.
    Se vc João Doria e sua Secretária não tem projetos bons para ensinar.
    Tentando arrumar desculpas que tal mudança, são poucos cristãos,ou católicos, ou ateus, ou espírita.
    Respeite as religiões
    Coloca sua Secretária para criar projetos que sirva de bem para a humanidade.
    Não se intromenta nas religiões.
    Respeite a DEUS e a humanidade, se Judas traidor.
    O caldeirão está aquecendo.
    A justiça divina está vindo.

  28. Tantas coisas mais importantes para mudar na Educação, e mudam isso? Se fosse tão importante fazer esse tipo de mudança então tira tambem a estátua do Cristo Redentor, muda o calendário que é cristão, os nomes dos Estados e cidades brasileiras (Sao Paulo, Espirito Santo..)
    O que deve ser mudado não é AC DC e sim a propria educação brasileira, AC DC não interfere na educação. Isso para mim é uma visão marxista tentando implantar um socialismo.
    Até cientistas renomados respeitam a separaçao da historia nesse formato. O Brasil é o maior país cristão, isso é cultura e isso não interfere na propagação de outras religiões. Existe liberdade religiosa e isso basta, e muitas outras religiões são estudadas em história.
    Vamos fazer mudanças relevantes para Educação e não mudar uma cultura do nosso país.

  29. Sinceramente amigo isso mera bizarrice. Obra de porque grupo de pensadores modernos que louvam a filosofia da Nova Era com seu panteísmo.

  30. Continuarei para sempre ensinando e dizendo a qualquer um: antes de Cristo! E depois de Cristo! Não importa se tem pessoas que não são cristãs. Não só sobre isso, Jesus mudou a rota do mundo! Se ele não tivesse existido o mundo seria muito diferente, seria muito pior do que já é

  31. Que desculpa mais esfarrapada!
    Irão mudar o nome da cidade e do Estado também?
    Afinal “São Paulo” corresponde ao nome de um dos maiores apóstolos do Cristo.

  32. Tem tantas coisas importantes para melhorar a educação e tem pessoas se preocupando querendo mudar coisas que dizem não ter tanta importancia, mas a prova da importancia de Jesús Cristo na Historia da humanidade é o fato de quererem mudar isso, essa verdade deve incomodar a muitos, se nao tivesse importancia nao se preocuparíam tanto en apagar o nome de Cristo na história. Que pena! Vivemos num País livre onde todos podem ter suas crenças e religiões, assim dizem, mas querem apagar fatos que um povo acredita, e isso é falta de respeito.

  33. Parabéns Luciana, quem não tinha entendido a irrelevância, agora com seu comentário deve ter entendido…

  34. Jesus não é o Deus encarnado, é o filho de Deus. Ele passou por provações, tentações, tudo para nos mostrar o caminho da salvação.

  35. Jesus Cristo nunca foi símbolo religioso Jesus é o Deus encarnado que veio ao mundo morreu é salvador da humanidade..nao representa religião mas ele é o próprio evangelho.E o filho de Deus o criador do céu e da terra 🌎 até Satanás reconhece o senhor Jesus como senhor de todo e todos.

  36. Concordo com o Rodrigo Costa Silva e com o comentário do Arcano Oliveira que define muito bem a situação: “Isso não tem sentido: a designação da Era Comum é um aperfeiçoamento da datação dos historiadores e reconhecimento da diversidade da História Humana. Não há ofensa nesse sentido apenas avanço em direção a uma existência comum harmoniosa entre as diversas crenças.” Infelizmente, estão jogando a Constituição de 1988 no lixo. As nomenclaturas ‘antes da Era Comum’ e ‘Era Comum’ são a adequação da datação histórica ao princípio do Estado Laico, previsto na Constituição.

  37. A história é uma só. Não vivemos em mundos separados. Somos seres sociais, interagimos o tempo todo. Você tem todo o direito de não acreditar em Jesus Cristo, mas ele nasceu e morreu por você também.

  38. O Estado de São Paulo é o mais rico do Brasil, um dos piores Estado em relação a tranferir conhecimentos e contribuir na boa formação intelectual de seus alunos. Está mudança de termologia não acrescenta em nada no aprendizado de nossas crianças e adolescentes.
    É importante salientar que os professores precisam ser valorizados e capacitados com cursos de capacitação, visando melhor desempenho por parte dos alunos, despertando sempre o senso comum, e uma formação intelectual de sucesso.

  39. Beleza, então já que deve-se levar em consideração a neutralidade religiosa, que seja feita em seguida a retirada das imagens e crucifixos dos prédios públicos e feriados de santos dos calendários.

  40. Fake news! A professora cita a “Secretaria de Educação”, mas em nenhum momento diz que é em São Paulo. O único local onde aparece menção a SP é a marca d’água do rodapé do vídeo do deputado estadual paulista Gil Diniz.
    Ou seja, provavelmente o pessoal do gabinete recebeu o video colando a informação a uma suposta mudança do material didático e colocou a marca d’água do deputado, fazendo a “denúncia”.

  41. Presado! Ou Presada! Seu processo intelectual é tão superficial que você não consegue perceber quão profundo é a sua ignorância!
    Explico…
    Sua linha de raciocínio diz ” Flordelis é evangélica e não presta, logo evangélicos não irão comentar, por isso evangélicos não prestam….
    Até ai beleza! Mas…
    Seguindo a sua linha de raciocínio raso…
    Flordelis é humana e não presta, logo, os humanos não comentaram e por isso todos os humanos não prestam.
    Percebeu como sua estupidez é abissal!?!?
    Até onde eu sei, você não é um deus para julgar-se superior aos mortais pecadores, querendo ou não a Sra Flordelis é sua irmã de pátria, ou no mínimo peretecente a mesma espécie sua, deixe de ser idiota, não é por causa de uma psicopata ou um(a) idioma como você, que o povo brasileiro ou os evangélicos ou a humanidade não prestam.

  42. Ninguém foi racista, mas eu vejo a hipocrisia e o falso moralismo reinarem…
    Vcs estão quase acabando com o mundo por causa de um “AC, DC”.

    • Já que não há nenhum problema trocar o a.C/ d.C por a.E/ d.E centrão porque você vê problema em continuar com a.C/d.C ???

  43. É NASSIF, VC ESTÁ COBERTO DE RAZÃO: OS RELIGIOSOS DO MOMENTO, ME ESPANTAM, PARECEM ESTÁREM PREPARANDO O CAMINHO PARA O ANTICRISTO. TUDO QUANDO É DESPREZÍVEL PARECE ESTÁ NA MODA. SÓ NOS RESTA SEGUIR O CONSELHO BÍBLICO; QUEM FOR LIMPO, LIMPE-SE MAIS AINDA. O FIM CHEGOU.

  44. Pra mim, independente de ser ou não CRISTÃO, é falta de inteligência lógica. Pergunto? Qual personagem da história mundial, tem, força para dividir a história em antes e DEPOIS de CRISTO. O FILHO DO DEUS VIVO, NASCIDO POR OBRA E GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO. É O ÚNICO QUE DIVIDIU A HISTÓRIA
    PERGUNTO OUTRA VEZ? PORQUE NÃO FAZER UMA ENQUETE MESMO NO ESTADO DE SÃO PAULO E DEIXAR O POVO DECIDIR. OU AINDA, CONSULTAR O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUE TRARARIA DO ASSUNTO A NIVEL NACIONAL.

  45. Uma coisa não tem nada haver com a outra, o que é certo é certo o que é errado é errado ela cometeu um crime ela tem que pagar, se o seu irmão cometer um crime qual seria sua atitude?
    Ficaria contra ou a favor? Sairia gritando aos 4 cantos que ele é um assassino ? Ou entregaria a justiça pra que pagasse tdo que foi feito?
    As pessoas tem um costume de comparar os fatos de um com outro, pessoas q.se diz cristã usa o nome de Deus pra ganhar algo, paga muito caro a pior é o juízo de Deus.

  46. Não me espantei com a atitude de um ateu, um crápula como esse governador.
    Me espantei é covardia, a submissão pelo dinheiro, a podridão da igreja a qual eu frequentei e casei, a maldita igreja católica que permite que Jesus seja anulado, como se nunca existirá . Esse papa, bispos, arcebispos e boa parte dos padres comunistas que nunca se preocuparam com o povo. A santa inquisição que o diga, hoje voltam a praticar atos que não convergem com os atos cristãos .

  47. Não generalize meu camarada. Ela é uma criminosa que está solta por causa das leis brasileiras que defendem criminosos.

  48. sa observação. Mas na real , e falta do que fazer. Com tantas relevância sno Estado. Ficaram mudando o que não tem nenhuma expressão. Ou melhor. Não altes em nada o artigo.

  49. E o que tem Cristo com o fato de uma pessoa ser criminosa? Que associação estúpida e racista! Nenhum cristão que se preze aceitaria um crime de quem quer que seja para supostamente defender o Cristianismo. Todos, independente da crença podem cometer pecados e isso não tem a ver com quem frequenta igreja ou se diz cristã, tem a ver com índole e caráter.

  50. Secretaria de educação de SP, que vergonha! Sendo assim, devem tirar tbm todos os feriados corpus Christi, Natal, dia das crianças que é dia da Aparecida, e todos os feriados destinados aos santos católicos.

  51. qdo o funcionalismo publico passar a dar expediente no Natal, Pascoa, Corpus Christi, por exemplo, aí entenderei que o estado é laico..kk

  52. Franklin, se esforça um pouco….

    São termos historicos. Quer vc seja ateu, quer o mundo seja ateu, a historia da civilização moderna teve como referencia esses termos. Não dá pra apagar o passado.

    Querem mudar a historia, pra conseguirem aos poucos e a galopadas implementar agendas opostas às que nossa sociedade, em sua maioria, vive

    Minha pergunta é, aos ateus e não cristãos, vao trabalhar em feriados religiosos sem cobrar hora extra?

  53. Infelizmente eles qrem acabar com tudo q seja referente a cristãos,e aos poucos estão conseguindo.Nossa educação é referência né,pra ficar mudando uma coisa q sempre existiu e sempre existirá,eles qrendo ou não.

  54. Não tenho nada contra religiões, muito menos o cristianismo, sou ateu. Estás datas são importantes para os cristãos, não para o resto do mundo. Se juntar os budistas e hinduistas, que nunca ouviram falar nem em deus nem Jesus Cristo, já serão mais de dez vezes a quantidade de cristãos no mundo, segundo pesquisa do próprio Vaticano, divulgado pelo Sr. Karol Voytila……

  55. Este foi mais um safado que se aproveitou a “onda Bolsonaro“ para se eleger, depois de eleito tirou a máscara.

  56. Penso que deveriam estar mais preocupados em diminuir o analfabetismo, pois num país analfabeto tanto faz a.C/d.C ou a.E.C/E.C. quando nem o ABC eles conhecem…

  57. Antes de mais nada, quero deixar claro que minha esposa é cristã, sou de Direita! Vocês sabiam que o povo brasileiro não é todo cristão? O Estado é laico! Ninguém está querendo apagar o cristianismo! A era da inquisição já acabou! Sejamos mais tolerantes!!

  58. O Governo de São Paulo, precisa procurar o que fazer para o seu secretário!
    Como ele vai resolver o calendário ?
    Se estamos vivendo o ano 2020 depois de Cristo, como ela vai fazer com o calendário?
    Vai procurar o que fazer!
    Está querendo aparecer na mídia?
    Monstre eficiência! Vá trabalhar pela educação do seu Estado!
    São Paulo não é o Brasil! E nem tão pouco você tem competência para mudar a História Universal!
    Burrão! Fica na tua incompetência! Zé.. Mané!

  59. Essa Era Comum citada pela Oradora do Video. Estar se referendo a “ERA COMUNISTA” Estão tentando tirar Cristo da Mente do Povo Brasileiro que a maioria é Cristão, para colocar a doutrina e ideologia Esquerdista e Comunista. Meu total repúdio a isso.

  60. Esse homem é um louco, que absurdo, é revoltante essa palhaçada, querem mesmo a todo custo excluir o cristianismo, mais não irão conseguir, Deus é mais!!
    #foradoria

  61. Nossa é uma merda atras da outra. Um bando de gente burra . Educada ao metodo paulo freire . Bando de falsos intelectuais . Falando uma asneira atras da outra. Quanto mais eu vejo o Brasil mais eu penso . QUE PAÍS DE RETARDADOS QUE ESTA SE TORNANDO. Mudarem uma coisa historica por lacraçao .

  62. E a “Era Incomum”, como vai ser?
    Francamente, estupidez está grassando, nessa nossa terra de Santa Cruz! Mexer com detalhamentos como esse me lembra a estupidez de revolucionários franceses, com seu “calendário Revolucionário”, que vigeria por pouco mais de TREZE anos. Bonaparte teve a clareza de pensamento em restabelecer o calendário gregoriano, que funcionava bem até então (e continua funcionando hoje.
    Naturalmente, ALGUÉM na Secretaria de Educação do estado de São Paulo quer aparecer. Pois bem… Terá alguns meses de fama.
    Após o que se relega essa inutilidade pensante a seu nicho obscuro, na sociedade.

  63. Eles querem colocar AL e DL .Antes e depois de Lula.
    Como fizeram na Venezuela,orando o pai nosso, só que direcionando a Hugo Chaves😂😂😂
    O povinho hipócrita estes esquerdas.Isso não é questão religiosa mas sim,de “minorias”que querem o poder e destruir a maioria.

  64. Certíssimo. Cristo está no hall junto com grandes nomes de outras religiões, como Confúcio, Buda, Maomé. Não tem pq dividir a história apenas em antes de Cristo e depois de Cristo. Todas as religiões são bem vindas e tem sua importância. Assim sendo, não faz sentido priorizar apenas um desses personagens na divisão historiográfica.

  65. E a História da Igreja Católica ao longo de 2020 anos? É pouco para você? Quantos impérios, dominações, idéias e ideologias não resistiram ao tempo neste período. A Igreja Católica se manteve firme mesmo diante de seus escândalos, o que prova a existência de Jesus Cristo que afirmou “que as forças do inferno não prevalecerão sobre a minha igreja”. Ademais, mesmo povos não Cristãos seguem o calendário que todos nós seguimos que tem como base o nascimento de Cristo.

  66. Querem apagar a história, se for assim terão que mudar o nosso calendário, ele é cristão, gregoriano.

  67. Pelo seu escrito devemos dispensar, desprezar os DOCUMENTOS HISTÓRICOS de FLÁVIO JOSEFO, TÁCITO, PLÍNIO, o jovem, dentre tantos outros?
    Ou APENAS os documentos que lhe aprazem?

  68. Este ranço ideológico esquerdista, justifica a crescente reação política e cultural da sociedade brasileira, que não permitirá ver seus fundamentos serem solapados por sociopatas absolutamente incapazes de uma convivência harmoniosa e respeitosa com o contraditório, com a divergência ou a liberdade de expressão, crenças e opiniões. Bem vindos ao mundo pós marxista retrógrado, obsoleto, ultrapassado, mofado e nauseabundo. Viva a sociedade cristã, honesta, trabalhadora e construída sobre valores sólidos e princípios eternos que vocês não conseguem compreender. Façam uma forcinha..Jesus Cristo veio para salvar a todos, inclusive vocês.

  69. Fico feliz com a notícia. Agora procurar fontes mais confiáveis para verificar sua veracidade.

    Ao autor do texto cabe uma melhor investigação da atual historiografia. Para a história o nascimento de de Cristo não é reconhecido como fato uma vez que não possui documentos da época que o confirmem. O único realmente existente são os livros e relatos contidos na bíblia cristã. Portanto, não é visto como fato concreto por carecer de fontes.

    No tocante a humanidade, nos cabe ressaltar que é um fato importante para uma parcela dela. Lembremos que nem metade da humanidade é cristã. O islamismo e os secularistas vem crescendo e juntos já podem ser vistos como um grupo maior. Tal atitude nos auxilia a pensar um mundo mais plural e respeitar as diversidades.

  70. O que é o Estado? Somente instituições? Ou instituições representativas de um povo? O que esse povo pensa? Em que acredita? Quais são seus valores? Como foram construídos? Tais questionamentos e respostas são importantes para a caracterização de um Estado? Se você acha que não, tenho uma péssima notícia sobre seu conceito de democracia.

  71. Bom mesmo era que João Dória fosse governo em 1 dos 22 países africanos de cunho religioso muçulmanos, que são seguidores de ALLAH e Maomé ou mahammad é o profeta para ele coçar uma pedra dessa, faz isso por que atacar o cristianismo não tem retalhação, pois é um povo civilizado e de paz, mais lá ele teria um visitante amarrado de explosivos de gás comprimido, ao qual tem um alcance gigantesco, são homens sem honra, mas, todos teremos nossos dias de glória, uns pelos seus disignos satânicos , outros pós seus grandes feitos para o bem da sociedade, reamente eu creio mais ainda hj em Cristo, por que ele consegue incomodar do grande ao pequeno.

  72. Qualquer estudante honesto verá que essa mentira começou a +- 300 anos após a revolução francesa. Tudo que o ocidente possui de cultura ou desenvolvimento social e tecnológico veio da idade “das trevas”. A começar pela valorização da mulher… (Desde o início da era Cristã) …. cultura (Direito Romano, Religião Judaica-Cristã, Filosofia Grega) ….fora dessa tríade…. Temos, governo e religião universal (Sem Deus) governo mundial (sem espaço para a VIDA ETERNA).

    PORÉM, MORREMOS.

  73. Nada contra o governo atual? Acho que você está comentando no site errado! Aqui é o site dos “Fascistas”. Sua bandeira é vermelha e sua roupa é preta.

  74. Muitos comentários interessantes, com base intelectuais e até aparentemente razoáveis. Mas a questão principal é: por que abolir o uso de um termo aceito e compreendido universalmente? Se a intenção é respeitar os não cristãos bastaria aceitar os dois usos. Como a língua é viva o tempo se encarregaria de eliminar um ou outro.

  75. O próximo passo será CRIMINALIZAR ou DESMOTIVAR quem não aceitar as novas regras, se algum aluno numa hipotética prova inserir o A.C. ou D.C. provavelmente levará zero mesmo estando certo.

    Isso só comprova que as PROFECIAS de Jesus Cristo estão sendo praticadas, mas não desanimem cristãos, é a grande provação de fé que teremos que passar, esses que perseguem-nos terão que encarar a justiça DIVINA.

  76. Não vos preocupeis: Diz o Senhor: …sobre esta pedra edificarei a minha igraja e as portas do inferno na prevalecerão contra ela. (Mt. 16, 18)

  77. Concordo com contigo em que não muda nada para a religião, apoio a mudança, e realmente não é epoca pra tal mudança, mas quando seria? Sempre tem assuntos importantes para serem resolvidos , kkkkk.

  78. Não é mais! 😀 , não tem nada haver com idiotice. é apenas separar historia geral da doutrinação religiosa. Já parou pra pensar que a minoria pode ser você?

  79. Ainda bem que mudaram, nada contra o governo atual, apenas não apoio religião e acho justo a denominação correta. Embora isso não afete nada a minha vida no cotidiano, mas já é um passo para separarmos a história geral da historia religiosa.

  80. Infelizmente, o casamento dos ideólogos esquerdistas com os globalistas também já está bem definido no Brasil. Essa Secretaria de Educação está querendo imitar a União Européia, que já extirpou o cristianismo da pouca juventude que lá restou. Lamentável!

  81. Terão que começar cogitar a ideia de mudanças nos nomes dos meses também, já que fazem referência a deuses e imperadores vistos como tais, e nem todo mundo compartilhar dessa fé, não é mesmo!?

  82. Pobre gente, se de história é o que menos sabem! Primeiro estudem a história do próprio país e depois sentamos para descurtir a história do homem, do universo e bem depois a história da Salvação!

  83. Então Ewerton, aqui em São Paulo como em todo o Brasil não existem apenas cristãos. Existem outras pessoas, com outras religiões e outros valores e que como você mesmo disse, de fato retirar a terminologia “cristã”, não irá desqualificar a pessoa de Cristo nem para aqueles que acreditam que ele é o filho de Deus, nem muito menos como personagem histórico. Ou seja, reportagem meramente sensacionalista.

  84. E também não é mudar nada. Tem uma vasta literatura científica que usa o termo. Leia, estude, depois argumente.

  85. Concordo com vossa magnificência! Jesus estava tão preocupado com a mudança da nomeclatura que desde antes da fundação do universo quase desistiu de dar a vida por esse monte de estupidos que viriam a existência, mas como Ele é o próprio amor, como sempre ignorou a nossa insignificância e nos tornou a justiça de Deus, nos dando total acesso ao Pai. Aí eu lhe pergunto: essa mudança vai mudar o que Ele já fez? Vai mudar o que Ele é? Vai mudar quem eu sou NELE? Claro que NÃO!!! Vai mudar em que não se conhece, não conhece a Ele e tornar mais digno de piedade aqueles que acham que com uma atitude dessa haverá mudança nos fatos. Confesso que acho interessante a mudança e a capacidade dos nossos governantes em atender a uma solicitação tão genial quanto essa em meio a maior crise epidemiológica da história mundial!!! Meus parabéns ao Governo de São Paulo. Não tinha vontade nenhuma de morar aí agora tenho menos ainda!!!

  86. Exato Lourival. O nobre deputado poderia usar sua energia para fiscalizar a melhoria da infraestrutura de nossas escolas, por exemplo, e não meter o bedelho no que não entende.

  87. A história do OCIDENTE é ANTES E DEPOIS DE CRISTO! Isso é HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. E começou no Imperio Romano. Mudar isso é IDIOTICE! É a maioria se submeter a uma minoria imbecializada que não aceita o contraditório.

  88. Tanta coisa com que se preocupar e inventam essa …minha nossa!! até quando vamos a aguentar essa discrepancia, essa falta de unidade na defesa dos valores éticos, morais e espirituais?? Uma educação de qualidade não vai ser afetada pelo uso de AC e DC, que já constituem marcos históricos da vida há séculos. Vamos trabalhar seriamente e deixar de encher linguiça !!

  89. Assino em baixo mestre Arcano. Isso é total absurdo! Estamos caminhando a passos largos para destruição de relatos históricos.

  90. Paulo Eduardo, difícil mesmo é querer impor sua forma de ver o mundo e sua fé não respeitando as diferenças, é isso que esse deputado fez ao realizar este post sensacionalista.

  91. Eles não tem oque fazer ao invés de desqualificar os historiadores porque eles não i vestem mais na educacao que precária

  92. Na prática, se já é difícil explicar o que é “a.C” e “d.C”, agora ainda terei que “problematizar”, explicando que o a.C/d.C agora é “aec” e “ec” (como as Testemunhas de Jeová já utilizam há anos em seu material religioso) e qual o sentido desta substituição.

    Sinceramente; é por essas e outras que a nossa “sociedade” já está madura para a destruição, para o Juízo.

  93. Isso não tem sentido: a designação da Era Comum é um aperfeiçoamento da datação dos historiadores e reconhecimento da diversidade da História Humana. Não há ofensa nesse sentido apenas avanço em direção a uma existência comum harmoniosa entre as diversas crenças.

  94. Para quem leu direito material sabe muito bem que a equipe decidiu por fazer assim pois existe uma série de estudos bibliográficos que trazem a nomenclatura antes e depois da Era comum ao invés de antes e depois da era Cristã. Também podemos argumentar aqui segundo a perspectiva de Vigotsky, as crianças adquirem seus valores culturais, crenças e estratégias de solução de problemas por meio do diálogo colaborativo com membros mais sábios da sociedade. Para Vygotsky, a cognição humana, mesmo quando realizada de forma isolada, é inerentemente sociocultural, afetada por crenças, valores e ferramentas da adaptação intelectual transmitidas aos indivíduos por meio de sua cultura. Nesse sentido, ao numa escola localizada numa aldeia indígena, ao utilizar antes e depois de Cristo, não está implícito um discurso do civilizador que oprimiu quem outrora já estava aqui? Ou para estudantes pertencentes as religiões afrobrasileiras, a denominação antes e depois de Cristo não seria uma descaracterização de seus aspectos culturais e, portanto, contrariando a perspectiva de Vigotsky? Desde o ano passado, quando começou a transição, a nomenclatura utilizada passou a ser antes e depois da era comum, poque conforme expresso no material, isso contempla os preceitos de laicidade do Estado previsto na Constituição Federal. Ou seja, a acusação acima do nobre Deputado Gil Diniz, além de ser leviana, é oportunista e possui caráter meramente eleitoreiro, tendo em vista que ele e sua bancada entraram com o pedido de impedimento contra o Governador. Enfim, antes de comentarem aqui, façam favor de ler, conhecer o material e ver onde as pessoas que escreveram o material tiraram as informações. Eu que li, vi vários autores, ou seja, é científico e quem se pauta a criticar isso, é porque tem ainda a visão de alguém que quer impor sua fé e forma de ver o mundo, não respeitando assim o pluralismo e a diversidade do povo brasileiro.

  95. Então também terão que trabalhar no natal, sexta-feira Santa , não terá mais carnaval pois também não terá mais quarta-feira de cinzas. Tantos problemas na educação e esses estrumes querem mexer com a fé das pessoas. Vivemos num país laico, cada um deve ter direito a religião que escolher .

  96. Eles tem que tomar vergonha na cara e ver que quem colocou eles lá foi o povo que achou que seria Grande coisa é não está sendo….Ai quando querem entrar na Política,prometem mundos e fundos e aí nada….Veio com aquele papinho que era Jestor e tudo maisssss!!!!No fim são tudo iguais temos que voltar a ir para as Ruas num só povo ,e numa só Voz para arrancar eles de vez….Porque Néstor que é Néstor não se preocupa com isso ????A.C D.C !!!!!Deus e nosso senhor Jesus tem que extirpar esse povo da terra como vez no passado…Era isso que eu tinha +ou -que eu tinha pra falar(Reduzidamente)Porque se eu fosse falar??????🗣🗣🗣🗣🗣🗣🗣🗣🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐

  97. A esculhambação e ideologização da esquerda é tão grande e escancarada q eles deveriam mudar logo prá AL e DL…. antes de Lula, e depois de Lula.

  98. Será que eles não têm mais com que se preocupar?? deveriam tornar a educação mais eficiente … e parar de “adequações” infrutíferas

Deixe seu comentário